Quatá Imob

Saiba como investir em FIIs

Existem dois momentos em que os investidores podem se tornar cotistas dos Fundos Imobiliários (FIIs).

  • Ofertas Públicas

O primeiro ocorre nas ofertas públicas de distribuição de cotas dos FIIs, isto é, quando os respectivos administradores desses produtos vão ao mercado buscar potenciais investidores, com o objetivo de captar recursos. Essa oferta pública pode ser inicial (IPO) ou uma oferta subsequente (Follow On), representando – respectivamente – a primeira emissão de cotas e as emissões do ativo após a estreia no mercado.

Nas ofertas, os administradores disponibilizam aos interessados o prospecto, principal documento da oferta, que inclui informações sobre a política de investimentos, a descrição dos imóveis, fatores de risco, estudo de viabilidade etc.

Para participar da oferta pública de cotas de FIIs (IPO ou follow on), o investidor deverá procurar uma das instituições intermediárias (corretora, distribuidora ou banco de investimento) que estejam participando do consórcio de distribuição das cotas e registrar o seu pedido de reserva.

Saiba como investir em FIIs

Importante: é recomendado a todos os investidores que leiam o Prospecto desta Oferta Pública, incluindo seus Anexos e as informações contidas na seção “Fatores de Risco” antes de tomar uma decisão de investimento.

  • Mercado Secundário

Já o segundo momento em que é possível investir em FIIs acontece no chamado mercado secundário, ou seja, após o encerramento da oferta, quando as cotas passam a ser negociadas em ambiente de bolsa de valores (B3) ou de balcão organizado.

Deste modo, os interessados em ingressar naquele FII, ou mesmo os investidores que compraram durante a oferta e agora querem aumentar sua participação, poderão comprar daqueles que desejam diminuir ou zerar sua posição no Fundo, vendendo suas cotas.

Para melhor compreender esse processo, basta lembrar que a negociação de FIIs é semelhante a das ações de empresas listadas na Bolsa.

Essas negociações nos mercados organizados (bolsa e balcão) são realizadas por meio de instituições autorizadas (corretora, distribuidora ou banco de investimento), de maneira direta (e-mail, telefone) ou operando pelo Home Broker.

Importante

É importante lembrar que os FIIs são condomínios fechados, o que significa que as suas cotas não podem ser resgatadas a pedido dos cotistas. O resgate só é permitido em caso de liquidação, deliberada pela assembleia geral de cotistas, ou ao término do seu prazo de duração, quando houver, porque o FII também pode ter prazo de duração indeterminado.

Ficou interessado(a) sobre FIIs? Conheça a Quatá Imob, consultoria da Quatá investimentos. Saiba mais!